Existe tristeza no luto e também na depressão, como diferenciá-la?
Sentir-se triste por algo que não lhe agrada na vida é normal e até mesmo saudável.
"A tristeza é como a febre, ninguém gosta de sentir, mas é um sinal de que algo está errado"
Este texto tem como objetivo informar e alertar sinais que podem te ajudar a compreender se alguém ou você mesmo está de luto ou depressão, mas um psicólogo que tem as condições e habilidade necessárias para diagnosticar a depressão.
LUTO
Em geral as pessoas associam o luto a morte de alguém. Sim, pessoas emocionalmente saudáveis que sofreram a perda de alguém vivem um luto, mas não é somente nessa situação.
Luto é um estado emocional saudável desde que ocorrido em tempo determinado, no qual a pessoa fica desanimada, sem interesse nas atividades diárias, há dor da falta. É um estado emocional que pode te fazer refletir sobre a própria morte e o sentido da vida. A pessoa fica mais reflexiva e triste.
O luto pode ocorrer com a perda de um emprego ou término de um relacionamento. Também pode correr com uma alteração de rotina.
Em geral no luto a autoestima fica preservada.
Há perda de interesse pelo mundo, o mundo não tem graça, pode até parecer ter perdido o sentido.
Aos poucos a pessoa de luto vai aprendendo a lidar melhor com esse sentimento, é um processo muito doloroso causa muita tristeza. Cada lembrança vivida vai trazendo tristeza e aos poucos a pessoa vai lidando com essas lembranças uma forma mais tranquila, mesmo com tristeza.
No luto há claro o motivo que lhe causa maior tristeza, o que foi perdido de fato. Normalmente no luto não há sentimento de culpa (mas, se houver o profissional irá avaliar se é do luto ou de depressão).
A pessoa no estado do luto pode gostar de ganhar presente, por exemplo, porém pode ficar triste por não poder dividir o prazer de ganhar presente com quem perdeu. Já na depressão ocorre diferente, a pessoa acredita que não é merecedora do presente.
DEPRESSÃO
Uma pessoa com depressão pode ter os seguintes sintomas: ansiedade alta, distúrbio do sono, alteração no apetite, baixa autoestima e sentimento de culpa.
Na depressão o sentimento de culpa é muito claro, a pessoa se senti diminuída, um autoconceito negativo de si mesma.
Na depressão há alteração da autoestima, sempre muito baixa e nem sempre o paciente tem claro o que perdeu, se alguém faleceu ainda há uma confusão no que se perdeu nesta pessoa que partiu.
Na depressão a própria pessoa se torna a escuridão, no luto isso acontece com o mundo que o cerca.
Ou seja, na depressão a pessoa não se sente capaz, não tem disponibilidade de realizar as tarefas por se sentir incapaz de realizá-las, não se acha merecedor de nada.
Tanto no luto quanto na depressão a psicoterapia pode ajudar. Cuidar dos seus sentimentos é cuidar da sua vida. Cuide-se!
Quem cuida da mente cuida da vida!